O que é segurança de aplicação (AppSec)?
A aplicação web nada mais é que uma solução que é executada diretamente no navegador, que não necessariamente precisa-se realizar uma instalação na máquina do usuário. Pode-se, também, entender que “tudo aquilo que é processado em um servidor terceiro”. As plataformas de e-commerce e as redes sociais são alguns dos exemplos que se encaixam nesse perfil.
AppSec ou “segurança de aplicativos” trata-se de processos, práticas e ferramentas usadas para identificar, reparar e proteger os aplicativos e sistemas contra vulnerabilidades.
Essas práticas ocorrem, em grande parte, durante o processo de desenvolvimento das aplicações, mas pode e deve ser continuado por meio de estratégias e ferramentas também depois que a aplicação já foi implementada. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, segurança de aplicações não se resume apenas a testes, temos que entender que é um processo.
Essa abordagem visa garantir a proteção de informações confidenciais, prevenir prejuízos financeiros, cumprir regulamentações, aumentar a confiança dos usuários e reduzir o tempo de inatividade em caso de um ataque cibernético.
Acreditamos que o AppSec deve estar inserido na cultura de uma empresa, por meio de treinamentos e boas práticas.
Mas qual é a importância da AppSec?
No momento em que vivemos, tudo gira em torno de aplicações para a realização de todo tipo de tarefas diárias, como transações bancárias e compras online. E todas essas aplicações são criadas por meios humanos e códigos de computador.
Por isso, a ideia por trás da segurança de aplicações é impedir que vulnerabilidades possam expor dados ou permitam acesso às funcionalidades de sistemas a pessoas mal intencionadas.
É importante ressaltar que não existem aplicações completamente invulneráveis. Toda e qualquer aplicação pode ser alvo de invasões. Algumas, mais facilmente do que outras e por isso que a segurança de aplicações é tão necessária.
Pesquisas do Gartner apontam que 75% dos ataques procuram explorar vulnerabilidades ao nível da aplicação. Além da dor de cabeça e dos impactos financeiros, um ataque a aplicações pode gerar danos irreversíveis na organização.
Por isso é de extrema importância que as empresas protejam os dados de seus clientes da melhor forma possível. Com a Lei Geral de Proteção de Dados, o assunto se torna ainda mais sério e passível a sanções no caso de negligências.
Gostou do artigo? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais a respeito.